sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

The Damned - Radio One Sessions



Músicos bons, para mim, são aqueles que fazem a música que eu gosto. Se o objetivo de um músico é compor para agradar os outros, por que raios eu sou obrigado a considerar que fulano é bom se eu acho a música dele uma porcaria?

Por isso, eu sempre achei sem sentido essas votações, debates e conversas sobre o melhor instrumentista. Embora técnica seja importante, fundamental é a cultura musical, o quanto a pessoa acumulou de conhecimento sobre música para compor.

Músicos com técnica e sem cultura irão reproduzir.

Músicos sem técnica e com cultura vão inventar um jeito de fazer algo. Pode ser um lixo, mas será algo diferente.

O que me leva ao Damned, objeto deste post. Embora a banda tenha quase sempre girado em torno do figura do vocalista Dave Vanian (único presente em todas as formações), para mim, não houve ninguém mais importante do que o Captain Sensible, uma das figuras mais carismáticas a surgir da geração do Punk.

Mais um de Londres formado em artes, Captain Sensible formou o Damned com o baterista Rat Scabies. Inicialmente, tocava baixo e pouco escrevia, tarefa que cabia ao guitarrista Brian James. Após serem a segunda banda a terminar as atividades em 78, depois dos Pistols), foram a primeira a voltar ainda no final do ano sem o guitarrista Brian James, que desejava ser o único compositor da banda.

Aí, sim, a banda pode mostrar todo o seu talento. Com Sensible passando para a guitarra, podemos ouvir riffs memoráveis como o do refrão de "Plan 9 Channel 7" que consegue ficar ainda melhor no disco que acompanha esse post.

Rat Scabies, baterista que muitos consideram o sucessor de Keith Moon, até pela personalidade, solta-se e larga o estilo "pré-hardcore" dos primeiros discos.

O vocalista Dave Vanian, ex-coveiro que vestia-se de vampiro nos shows (constratando e muito com as roupas espalhafatosas de Sensible), acentua ainda mais o estilo voz rouca à la Elvis.

Em pouco tempo gravaram o "Machine Gun Etiquette", que é representado aqui com "I Just Can't Be Happy Today", "Plan 9 Channel 7", "Noise, Noise, Noise", "Liar" e o hino "Smash it Up" (essa foi descrita por John Peel assim: "deveria ser o novo hino da Inglaterra". Sensible a repete nessa gravação).

Embora tenha tido uma carreira solo de relativo sucesso nos anos 80 na Inglaterra, Captain Sensible (e Rat Scabies) sempre foi esquecido quando lembram dos grandes guitarristas, inclusive quando a discussão é restrita ao Punk. Talvez o Damned ainda estejaa pagando o preço por ter abandonado a turnê com os Pistols e o Clash em 76.

"I don't even care if I look a mess
Don't wanna be a sucker like all the rest"
("Smash it Up")

Segue um vídeo do Damned tocando "Smash it Up" e "I Just Can't be Happy Today" em 1979, no Old Grey Whistle Test.



Link: The Damned - Radio One Sessions

0 comentários:

 

Two Sevens Clash. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com