É inegável que Malcolm foi uma das figuras mais importantes do Punk. Entretanto, ao contrário do que a maioria acredita, ele não foi o mentor dos Pistols e não é essa a sua contribuição.
Talvez seja mais fácil acreditar que o Sex Pistols tenha sido uma banda puppet, tal como as milhares que infestaram os anos 90. Mas alguém que conheça as origens de cada um dos integrantes e, principalmente, a do John Lydon, não pode dar eco a tal versão dos fatos.
Malcolm tinha a sua loja com a Viviane Westwood: a Sex. E foi lá que os Pistols se formaram. Ora, a Sex, assim como a Acme Atractions (onde trabalhava Don Letts), era um ponto de encontro de jovens na Kings Roads, rua onde havia várias lojas de moda jovem.
O papel de Malcolm não incluía a música. Não havia participação dele em letras ou melodias. O empresário era, na verdade, um criador de situações. O show no barco no "Jubileu da Rainha" e a turnê pelo Sul dos EUA (fora das cidades tradicionais) são criações suas. Embora seja válido ressaltar que o episódio do xingamento do Bill Grundy tenha levado Malcolm ao desespero e a uma briga com a banda.
O empresário tinha uma equipe, muitos deles companheiros do movimento situacionista dos anos 60. E a experiência deles foi fundamental para criar as imagens de singles e fotos que tanto ajudaram a divulgar a banda.
Malcolm tampouco foi santo. Seus jogos mentais entre a banda causaram um racha que deixou Johnny Rotten isolado dos demais, o que acabou levando à saída de Glen Matlock e a entrada da figura mais detestável do Punk: Sid Vicious. Embora um grande amigo de Johnny, Sid destruiu a parte musical do grupo e transformou-o em um circo ambulante.
O Sex Pistols teria existido sem Malcolm McLaren. Aliás, o Punk também teria surgido. Mas ambos perderiam muito de seu brilho e força sem as idéias e a imagem do agitador cultural.
Rapidinhas:
- Malcolm morreu no dia 8 de abril, aniversário de lançamento (33 anos) do primeiro disco do Clash, banda empresariada pelo ex-integrante de sua equipe, Bernie Rhodes.
- Ele tentou empresariar o New York Dolls, já na fase final da carreira. Fez muita experiências (como colocá-los como uma banda comunista!) o que acelerou o final do grupo.
- Foi também empresário do Adam & the Ants e do Bow Wow Wow.
- Foi importante para a divulgação do rap nos anos 80 com o lançamento de seu disco-solo "Duck Rock" em 1983. O álbum teve dois Top 10 na Inglaterra: "Buffalo Gals" e Double Dutch"
- Um exemplo do uso de imagens situacionistas é a da contra-capa do single "Pretty Vacant": dois ônibus com as direções: "Boredom" ("tédio") e "Nowhere" ("lugar nenhum").
Band: Malcolm McLaren
Album: The Largest Movie House in Paris
Type: Studio
Year: 1994
Quality: 320kpbs - MP3
Tracklist:
1 - Paris Un
2 - Paris Deux
3 - Paris Trois
4 - Paris Quatre
5 - Paris Quatre
6 - Parix Six
7 - Parix Sept
8 - Paris Huit
9 - Paris Lutece Paname
10 - Rue Dauphine
11 - Je t'Aime... Moi Non Plus
12 - Rive Gauche
13 - Revenge Of Flowers
Malcolm McLaren: The Largest Movie House in Paris (1994)
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